É muito difícil falar de Marketing Digital sem falar de ferramentas e plataformas. A grande sacada é entender que a ferramenta é o que menos importa, a diferença é o que você faz com ela!
Assim como qualquer mídia social ou produto, o Tumblr foi primeiramente adotado por inovadores. Os temas descontraídos e de humor dominaram a rede. Agora, essa mídia social começa a ser vista como uma ferramenta de negócio para empresas e marcas.
Segundo o Google Trends, esse é o gráfico do volume de buscas pelo termo “tumblr” desde 2008, no Brasil:
A pergunta que não quer calar é: Como estruturar um Tumblr de sucesso para uma empresa, adotando estratégias de Marketing Digital?
Mecânica da Rede:
O tumblr é minimalista e simples. Uma espécie de blog focado em imagens, com textos curtos. Nessa rede, você pode seguir e ser seguido por outros perfis e reblogar (parecido com o RT do Twitter). Só.
Público Alvo:
De acordo com a própria plataforma, existem 76 milhões de blogs criados. O CEO, David Karp, afirma que metade da audiência do serviço, que recebe 2 bilhões de visitas mensais de brasileiros, possuem até 34 anos. Com a maturidade alcançada por essa rede social, esse perfil deve mudar. Imagens são universais, para qualquer idade.
Objetivos e Usos:
As escolhas que vão delimitar o ecossistema social de uma marca e, por consequência, a escolha das mídias sociais são sempre baseadas na estratégia empresarial adotada.
Temos alguns cases legais que mostram a variedade de possibilidades para as empresas e marcas nessa rede social.


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